Trifan 600 – Avião comercial que pousa e decola na vertical



  

A empresa XTI Aircraft apresentou o projeto de um avião comercial capaz de decolar e pousar na vertical, com capacidade para até 6 passageiros.

"XTI Aircraft Trifan 600" é o nome do projeto de um avião comercial que consegue tanto pousar quanto também decolar na vertical, realizando um sonho futurístico de algumas décadas atrás, quando se imaginava aviões com esta capacidade.

A grande vantagem de uma aeronave com esta capacidade, de pousar e decolar na vertical, está na sua versatilidade de operação, pois os embarques podem ser feitos em pequenos espaços, assim como também os desembarques. É como se fosse um helicóptero, porém, com a capacidade de transportar um número maior de passageiros.

A empresaXTI Aircraft apresentou o revolucionário avião recentemente, chamando a atenção por ser a "Trifan 600" a primeira aeronave para uso comercial, capaz de pousar e decolar na vertical, como fazem os helicópteros, sendo este um importante passo para a aviação executiva.

Jeff Pino, que é vice-presidente da XTI, também é vice-presidente da Sikorsky, uma das maiores empresas fabricantes de helicóptero de todo o mundo, está usando de sua experiência e conhecimento na área, para desenvolver uma aeronave executiva que seja capaz de viajar de "porta-a-porta", como disse o próprio Pino.

O desempenho do "Trifan 600" é quase igual ao de um jato executivo, podendo chegar à velocidade de até 630 km/h, atingindo uma atitude de 10 mil metros, conseguindo alcançar uma distância máxima de 1.930 km, ou seja, seria o mesmo que ir de São Paulo a Salvador sem se preocupar com escalas.

Na cabine de passageiros, é possível fazer alterações para que seja comportado até 6 ocupantes.





Dois motores turboshaft, capazes de gerar 2.800 hp, estão ligados a 3 hélices, permitindo que o avião possa decolar na vertical. As hélices foram montadas nas asas e depois que o avião ganha certa altitude, estas hélices se inclinam, o que faz com que a nave inicie seu voo na horizontal. A terceira hélice neste momento é desligada e o duto desta hélice é vedado para que possa haver um fluxo aerodinâmico melhor para o avião.

A fuselagem do Trifan 600 foi desenvolvida em fibra de carbono e graças aos controles de voo fly-by-wire, consegue melhorar o nível de automação, garantindo mais facilidade para os pilotos conduzirem a nave.

Por Russel

XTI Aircraft Trifan 600

XTI Aircraft Trifan 600

Fotos: Divulgação



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