Boom SST – Novo Avião Supersônico mais rápido que o Concorde



  

Avião terá capacidade para 40 passageiros e deverá fazer o seu primeiro voo no segundo semestre de 2017.

A cada dia novas tecnologias vão surgindo, a fim de facilitar a vida das pessoas nos seus cotidianos e no setor dos transportes não ocorre de forma diferente, haja vista que no setor aeronáutico uma novidade está revolucionando o mercado. Essa grande novidade trata-se do início dos estudos da empresa norte-americana Boom Aerospace para o desenvolvimento de um novo Supersonic Transports (SST).

Esta empresa, que tem sede no estado do Colorado, apesar de ser novata no ramo da aviação, está apostando todas as suas fichas no transporte de passageiros por meio de aviões supersônicos de alta tecnologia. A nova aeronave espacial que está sendo desenvolvida pela empresa terá capacidade de transportar até 40 passageiros, sendo que ela conseguirá atingir uma velocidade de 2.333 Km/h, velocidade esta que supera em 155 Km/h a velocidade máxima atingida pelo antigo Concorde.

Os profissionais que estão a frente desse ambicioso projeto são Blade Scholl e Michael Reid, sendo que este último é um ex-projetista da aeronave 787 Dreamliner, da renomada Boeing. A empresa que já está de olho no desenvolvimento deste projeto é o Grupo Virgin, de Sir Richard Branson.

Ao que tudo indica, as primeiras estimativas já estão apontando para viagens de 3,5 horas entre as cidades de Nova York e Londres. Para esta viagem, o valor cobrado por passageiro será de aproximadamente US$ 5.000, valor este que é bem próximo ou semelhante a uma tarifa cobrada para a viagem em classe executiva.





A aeronave que será batizada com o nome de Boom SST será produzida por meio da utilização de materiais compostos, sendo que o principal deles será a fibra de carbono. O fator que está animando os projetista é o fato de que este supersônico consegue ser mais silencioso do que os supersônicos convencionais produzidos até hoje, bem como possui uma eficiência 30% maior que o Concorde. A altitude de cruzeiro desse supersônico será de 60.000 pés, a cabine que terá capacidade para 40 tripulantes será parecida com a utilizada no Concorde na configuração 2+2 e com uma fileira de quatro assentos.

A empresa Boom tem a estimativa de que o primeiro protótipo dessa grande novidade comece a voar no segundo semestre do ano de 2017, partindo do aeroporto Centennial, localizado em Denver.

Por Adriano Oliveira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *